quinta-feira, 29 de março de 2012

Experiência durante o mapeamento





“Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada...”
Mas isto não tem nada de engraçado. Durante o mapeamento da Área Verde pela equipe da Estratégia de Saúde Bela-Flor,  foi  encontrado um senhor de 65 anos de idade  que vive numa árvore, há cerca de um ano, devido a conflitos familiares, conforme informações do próprio. Encontrava-se em bom estado de higine, não apresentando no momento da entrevista alterações de comportamento. Informa que recebe aposentadoria, tem documentos pessoais, porém sofre em sua improvisada moradia, principalmente em dias de chuva, quando suas roupas ficam molhadas e ele encontra dificuldade de manter-se na árvore. Embora relate não ter problemas de saúde, informou que já festeve internado em Hospital Psiquiátrico em Jacarepaguá durante 03 meses. Mencionou também que já trabalhou na CEDAE, Fundação Parques e Jardins e no Jardim Botânico.
Como a saúde está sempre presente, estamos incluindo esse usuário na Estratégia Saúde da Família, inserida na Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho. 
                   
                                          



A Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Flho foi inaugurada em 03/01/1966 pelo Presidente Castelo Branco, como Posto de Assistência Médica e Benefício de Bangu, pertencente ao Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Industriários (IAPI). Seu perfil era ambulatorial e concessão de benefícios, até a agregação do posto da SAMD(Serviço de Atendimento Médico Domiciliar de Urgência) passando assim a funcionar também como serviço de emergência 24 horas. Manteve-se nesse perfil até 1993, quando o serviço de emergência foi transferido para o Hospital Estadual Padre Olivério Kraemer.  Em 1995 foi assinado o convênio de pré-municipalização e a municipalização ocorreu em novembro de 1999. Passou a se chamar Posto de Assistência Médica Manoel Guilherme da Silveira Filho em janeiro de 2000.  Em setembro de 2007 recebeu sua outra denominação e passou a ser chamada de Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho. Em 7 de novembro de 2011 foram inseridas na Unidade, três Equipes que compõem a Estratégia de Saúde da Familia: Toulon, Mônaco e  Bela Flor.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons