sexta-feira, 2 de março de 2012

Diminuir as Incertezas e Garantir a Excelência dos Resultados


Por Rubens Covello


A adoção de ferramentas para medição do desempenho e da qualidade nas Instituições de Saúde, tem se tornado requisito indispensável para atingir resultados satisfatórios neste mercado cada vez mais competitivo e dinâmico.

Entre todas as razões que colocam as Instituições de Saúde diante do desafio de melhorar seu desempenho, o mais relevante é que existe uma forma de garantir o atingimento eficaz e eficiente das metas e objetivos permitindo sua sobrevivência.

Os indicadores são desenvolvidos e utilizados para sinalizar onde e quais melhoramentos podem ser efetivados para melhorar e otimizar os procedimentos realizados pela Instituição. Enfatizo sempre que o indicador tem que ser agente transformador, se não o é, o mesmo se torna somente item de controle. Muitas vezes importante, mas não com a característica provocadora de transformações.

O planejamento de um sistema de medição de desempenho, deve associar as características e atributos da prestação de serviço centrada no cliente/paciente, buscando sua satisfação ( indicadores de Qualidade ), e a avaliação do resultado de cada processo desenvolvido no atendimento ( indicadores de desempenho ). O passo inicial para obtenção destes resultados é a identificação de todos os processos organizacionais.

A identificação, descrição e análise dos processos definem responsabilidades e a conseqüente prevenção e solução dos problemas, eliminam as atividades repetitivas que não agregam valor, identificam clientes e fornecedores e principalmente reforçam a interdependência entre todos desenvolvendo o tão difícil pensamento sistêmico na Instituição.

Com certeza a mensuração dos resultados planejados para cada processo,  aplicado a toda instituição reduz significativamente as incertezas aliadas às tomadas de decisão.

Os gestores das Instituições de Saúde precisam efetuar mudanças organizacionais visando a implementação de melhores práticas. Muitos têm tentado diferentes estruturas organizacionais por meio de adaptação de atividades, capacitação dos colaboradores, adquirindo sistemas informatizados de gestão, modificando as políticas de controle, introduzindo novas tecnologias, numa tentativa de se diferenciar e melhorar seu desempenho. Entretanto, mesmo com todas estas inovações muitas continuam inseguros ao gerenciar seu desempenho.

O que contribui para este insucesso, na maioria das vezes, é a dificuldade em transpor as barreiras culturais para criação de uma atmosfera onde o compartilhamento dos dados e o conhecimento seja entendido como uma forma de buscar melhorias contínuas e garantir as metas definidas pela Instituição.

Analisando vários estudos de casos na aplicação do sistema de garantia da qualidade, percebe-se de um modo geral, que não há uma abordagem única em sua aplicação. Entretanto, existem alguns pontos em comum que devem ser considerados e unificados.

A implantação de um sistema estruturado de medição de resultados nas  instituições de saúde deve garantir a redução de custos e reforçar os procedimentos de qualidade e segurança da assistência.

Para implantar um Sistema de indicadores na Instituição é necessário:


1. Criar cultura e clima adequados;

2. Formar times com foco na estratégia;

3. Identificar todos os pontos críticos que possam afetar a segurança da prestação do serviço;

4. Normatizar as melhores práticas para cada procedimento referentes a cada processo;

5. Coletar e processar os dados e resultados;

6. Analisar criticamente;

7. Tomar decisões com base nas análises, utiliza-las no planejamento;

8. Avaliar e aprimorar sempre o sistema de indicadores.


Tenho a certeza que a única vantagem sustentável de uma empresa é aquilo que ela coletivamente sabe, a eficiência como usa e a rapidez em incorporar novos conhecimentos.

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