quarta-feira, 7 de março de 2012

Combate à violência contra a mulher em Lauro de Freitas




Na véspera do Oito de Março, o Seminário Quem Ama Cuida mobilizou a sociedade de Lauro de Freitas para discutir questões referentes à violência contra a mulher. O ato, que faz parte da programação da Prefeitura Municipal em alusão ao Dia Internacional da Mulher, foi realizado nesta quarta-feira (7) e contou com a participação de mais de 200 pessoas.

A prefeita Moema Gramacho ressaltou a atuação da gestão nos quesitos relacionados à mulher. A gestora, que criou a primeira Secretaria Municipal de Políticas Publicas para Mulheres do país, destacou as ações de atenção à saúde da mulher. “Lauro de Freitas tem políticas voltadas à prevenção do câncer de mama. Uma das poucas cidades que possui mamógrafo próprio. De janeiro a dezembro de 2011 foram realizados mais de cinco mil exames na Clinica Bem Querer, que também realiza trabalhos de prevenção a Anemia Falciforme em mulheres negras do município”, relata.
  
Em 2011, cerca de mil mulheres foram atendidas no Centro de Referência Lélia Gonzáles. Entre os serviços mais procurados estão acompanhamento jurídico e psicológico. As mulheres também são prioridade no Programa Bolsa Família e no Minha Casa, Minha Vida. Das 1.131 unidades já entregues, 1.007 chaves foram destinadas às mulheres.

Moema informou que será implantada em Lauro de Freitas a Delegacia das Mulheres (DEAM). “Há algum tempo vínhamos lutando por um espaço para fazer funcionar a delegacia. Amanhã entrego a solicitação ao governador, para que seja elaborada a lei que cria a Delegacia da Mulher no município”, conclui.

O Seminário esclareceu sobre a notificação compulsória em casos de violência contra a mulher. “Notificar é dar conhecimento e compulsório é obrigar a dar conhecimento de alguma coisa, para alguém. Serve para que o município possa criar políticas públicas cada vez mais eficazes, a partir dos casos relatados na notificação”, explicou a representante do Ministério da Saúde, Denis Ribeiro.

A coordenadora Narrubia Melo Teixeira acentuou os avanços e desafios da Lei 11.340, Lei Maria da Penha, e as políticas de enfrentamento da violência. A mestre em enfermagem Gleide Oliveira ministrou palestra sobre violência conjugal. Segundo o secretario municipal da Saúde, Luiz Carlos Galvão, o seminário foi também de homenagens e comemorações. “A mulher hoje tem o seu espaço conquistado. Temos mulheres fazendo a diferença no Senado, gerenciando o estado e na presidência do país”, afirma.

Participaram também a promotora de justiça Márcia Regina coordenadora do Grupo de Atuação em Defesa da Mulher (GEDEM) Emanuelle Goes  do Instituto Mulher Negra, Sandra Muñoz, coordenadora GT Estadual de Feminização e a diretora do Viver e Débora Cohim. Presente ainda o vice-prefeito João Oliveira, secretários e ativistas.

Amanhã, Dia Internacional da Mulher, a programação terá início com a I Alvorada – Acorda Mulheres, às 6h, promovida pelo o Conselho Municipal de Defesa da Mulher (CMDM), seguida de um café da manhã, na Praça da Matriz, assinatura de convênios com a Caixa e Sessão Especial na Câmara Municipal, às 10h, organizada pela Secretaria de Políticas para Mulheres.
Publicada: 07/03/2012 19:50| Atualizada: 07/03/2012 19:46 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons