quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Consumo de açúcar deve ser controlado da mesma forma que o álcool e o tabaco

Dados mostram que o açúcar contribui para uma epidemia global de obesidade responsável por cerca de 35 milhões de mortes por ano


O açúcar deve ser controlado da mesma forma que o álcool e o tabaco para proteger a saúde pública. A afirmação é de pesquisadores da University of California, nos Estados Unidos.
Segundo os cientistas, o açúcar está alimentando uma epidemia global de obesidade e contribuindo para 35 milhões de mortes todos os anos, causadas por doenças não-transmissíveis, como diabetes, doenças do coração e câncer.
Dados das Nações Unidas mostram que as doenças infecciosas foram superadas no mundo, pela primeira vez na história, pelas doenças não-transmissíveis.
Em um artigo publicado na revista Nature, os pesquisadores Robert Lustig, Laura Schmidt e Claire Brindis afirmam que os efeitos danosos do açúcar no organismo humano são semelhantes aos promovidos pelo álcool e que, por isso, seu consumo também deveria ser regulamentado pelas autoridades de saúde.
"Nós não estamos falando sobre proibição. Estamos falando sobre formas brandas de tornar o consumo de açúcar ligeiramente menos conveniente, mantendo assim as pessoas longe de doses excessivas", afirma Schmidt.
De acordo com os especialistas em endocrinologia, sociologia e saúde pública, o consumo mundial de açúcar triplicou nos últimos 50 anos.
Eles argumentam que o açúcar está longe de ser apenas responsável por tornar as pessoas gordas. Nos níveis consumidos pela maioria dos americanos, o açúcar causa alterações no metabolismo, aumenta a pressão arterial, altera a sinalização de hormônios e provoca danos significativos ao fígado.
"Todo país que adotou uma dieta ocidental, dominada por alimentos de baixo custo e altamente processados, teve um aumento em suas taxas de obesidade e de doenças relacionadas a esse problema. Há hoje 30% mais pessoas obesas do que desnutridas", destacaram eles.
De acordo com os autores do artigo, o cenário chegou a tal ponto que os países deveriam começar a controlar o consumo de açúcar.
Eles sugerem que a regulação poderia incluir a taxação de produtos industrializados açucarados, a limitação da venda de tais produtos em escolas e a definição de uma idade mínima para a compra de refrigerantes.
No entanto eles sabem que, diferentemente do álcool ou do cigarro, que são produtos consumíveis não essenciais, o açúcar está em alimentos, o que dificulta a sua regulação.
Os autores afirmam ainda que, para a sociedade se afastar do alto consumo de açúcar, a população a nível global deve ser melhor informada sobre todos os problemas subjacentes ao alto índice de açúcar na dieta.
Fonte: Isaude.net

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons