quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012: prefeitura lança aplicativo do "Rio Guia Oficial" para celular


Estreia do serviço gratuito tem programação de blocos e dicas de transportes com itinerários



A Prefeitura do Rio lançou nesta quarta-feira, dia 15, no Hotel Windsor Copacabana, o aplicativo gratuito Rio Guia Oficial para smartphones com informações turísticas e a programação cultural da cidade do Rio de Janeiro. Para os foliões, a nova ferramenta traz o roteiro completo de blocos, bailes e desfiles na Sapucaí. Além da programação de carnaval, o guia lista museus, teatros, bares e casas de espetáculos, fornece telefones úteis e dá dicas de transportes, com itinerários de ônibus. O objetivo é permitir que o usuário programe-se com facilidade e tenha mais tempo para aproveitar a cidade.

O prefeito Eduardo Paes acompanhou de perto a apresentação feita pelo secretário especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, e elogiou a iniciativa:


- Isso é a cidade avançando na tecnologia e esse aplicativo dá uma mobilidade fantástica. As pessoas não precisam mais ficar no computador, em casa, buscando informações. De onde estiver, ela poderá acessar o guia da cidade. É um aplicativo que serve não só para turistas, mas também para os cariocas. Para o carnaval e o pós-carnaval – disse o prefeito.

Desenvolvida pela Ponto Mobi, a nova ferramenta traz para o mundo da telefonia móvel todo o conteúdo do site http://www.rioguiaoficial.com.br , que reúne o melhor da programação cultural e turística da cidade, além de informações básicas. Seu menu é divido em quatro partes: Guia, Serviços, Agenda e Carnaval.

foto: Beth SantosNo Guia estão dicas de hotéis, albergues, bares e restaurantes, espaços culturais, lugares para fazer compras e para dançar, incluindo os telefones, endereços, mapa, galeria de fotos e sites desses locais. Em Serviços, telefones úteis e dicas de transporte, como preço e tempo estimado de táxis, itinerários de ônibus, pontos próximos para aluguel de bicicleta – Bike Rio - e metrô, permitindo que o usuário trace seu percurso com antecedência. A programação de eventos vem na Agenda e, no link Carnaval, os interessados contam com um alerta que avisa com antecedência a saída de blocos e desfile de escolas de samba.

- O aplicativo abre uma nova era para a cidade. Estamos trazendo o mundo do site para dentro dos Androids e Iphones. É a informação da cidade, gratuita e, literalmente, na palma da mão - afirmou o secretário de Turismo.

O app Rio Guia Oficial já está disponível em três idiomas -português, inglês e espanhol - para download gratuito para iPhone (no site da Apple Store) e Android (no site da Android Market ou através do QR Code - espécie de código de barras bidimensional que estará impresso em diversos cartazes distribuídos em bares e restaurantes, aeroportos e vários pontos turísticos da cidade). Em março, será lançada a versão para iPad e a possibilidade de criar cartões postais virtuais com base na galeria de fotos do aplicativo.

Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?article-id=2569926
Autor: Texto: Juliana Romar / Fotos: Beth Santos

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons