sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

CAMPANHA DE PREVENÇÃO “CAIA NA FOLIA COM RESPONSBILIDADE!”

  

 A Prefeitura do Rio através da Coordenadoria Especial de Prevenção à Dependência Química em parceria com a Secretaria de Turismo, Riotur e o Ministério da Saúde lançam  a
 
 A Coordenadoria Especial de Prevenção à Dependência Química do Gabinete do Prefeito, em parceria com a Secretaria de Turismo, Riotur e o Ministério da Saúde, irão implantar um amplo trabalho de Prevenção durante o período de Carnaval  buscando contribuir para o sucesso da grande Festa Popular que é o Carnaval  Carioca. O Projeto faz parte do Programa Rio Cidade Preventiva e ocorre pelo quarto ano consecutivo.

 Durante os dias de folia, a alegria é geral e a ordem é se divertir. Blocos, desfiles de escolas de samba, bailes, tudo é motivo para cair na folia. Mas muitas vezes o abuso do álcool, além do consumo de outros tipos de drogas acaba com a festa: especificamente no Carnaval é registrado um grande aumento das estatísticas de violência urbana, acidentes  e mortes no trânsito. Além dos custos sociais envolvidos, tais fatos geram custos adicionais para a Prefeitura como o grande movimento nas emergências dos hospitais e no posto avançado de saúde do Sambódromo.
 
 Segundo a Coordenadora Silvia Pontes: “Reprimir a conduta de beber e dirigir, não basta. É preciso criar e executar campanhas que conscientizem a população dos riscos, explicando às pessoas como o álcool e demais substâncias psicotrópicas influenciam o comportamento”.
 
 O objetivo da Campanha é conscientizar, principalmente os foliões, veiculando mensagens claras sobre os potenciais prejuízos causados pelo uso abusivo do álcool e outras drogas, em especial usando o binômio diversão X álcool e associar a imagem do Rio ao de uma Cidade  Preventiva.
 
 A Campanha de Prevenção “CAIA NA FOLIA COM RESPONSABILIDADE” visa sensibilizar 50.000 pessoas, utilizando diversos meios de comunicação: outdoor e busdoor espalhados em toda a Cidade, como também terá propaganda aérea em toda Orla.
 
 No Sambódromo, jovens universitários capacitados em Prevenção à Dependência Química pela equipe da Coordenadoria de Prevenção, abordarão de forma lúdica e educativa os foliões com uma linguagem jovem, inclusiva e não discriminatória (preconceituosa) e dinâmica, distribuindo o cri-cri “Não Bebi, Eu Vou Dirigir” e “Bebi, Não Vou Dirigir”, além da pulseira “Motorista da Vez” e material informativo sobre questões relacionadas ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Essa mobilização acontecerá também nos Blocos de Rua e no Terreirâo do Samba.
 
 A Campanha faz parte das ações da Coordenadoria que busca sensibilizar os diversos segmentos da Sociedade para a formação de comportamentos preventivos. Com isso, contribui para melhorar a qualidade da grande festa popular que é o Carnaval, permitindo que a que a diversão seja vivida sem acidentes.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons