segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

4 de fevereiro DIA MUNDIAL DO CÂNCER


O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) que tenta evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da consciência e educação sobre doença, além da pressão sobre governos e indivíduos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle do câncer.

As ações deste ano são alinhadas sob a frase “Juntos é possível”. A intenção é incentivar todos os afetados pelo câncer (indivíduos, sociedade civil e governos) a assumir suas responsabilidades na redução dos números da doença.

O tema “Juntos é possível” foi escolhido para 2012 porque somente com cada pessoa, organização e governo fazendo sua parte o mundo estará pronto para reduzir mortes prematuras pelo câncer e outras DCNs em 25% até 2025.

Instituído em 2005, o Dia Mundial do Câncer é celebrado todo dia 4 de fevereiro por diversos países. No Brasil, a iniciativa tem apoio do INCA, que é instituição parceira da UICC.

Objetivos e Indicadores

O principal objetivo da campanha é ajudar a reduzir o número de mortes prematuras pelo câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis em 25% até 2025.
 No Dia Mundial do Câncer, a UICC incentiva que cada um faça simples mudanças em seu estilo de vida para reduzir o risco de câncer para si e para seus entes queridos.

O Dia Mundial do Câncer procura evitar mortes prematuras por câncer a cada ano pelo aumento da consciência e educação sobre o câncer, além da pressão sobre governos e indivíduos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle da doença.

O câncer não conhece fronteiras, assim todos nós devemos assumir a responsabilidade para enfrentar esta doença devastadora. Juntos é possível.

Números do câncer

O câncer é a principal causa de morte em todo o mundo, provocando 7,6 milhões de mortes em 2008. Apesar disso, estima-se que um terço dessas mortes poderiam ter sido evitadas com mais prevenção, com detecção precoce e com os tratamentos existentes.

A epidemia de câncer global é grande e deve aumentar. É uma doença que não conhece fronteiras, afeta ou afetará todos nós, direta ou indiretamente durante nosso ciclo de vida.

O custo global da inação contra o câncer excede o custo da ação. O custo do câncer para a economia mundial foi estimado em 290 milhões de dólares em 2010. Deste valor, 154 bilhões foram destinados para custos médicos

Estima-se que o custo global do câncer será de 458 bilhões de dólares no ano de 2030.

O site está recebendo foto e mensagens de apoio.
Acesse:
http://www.inca.gov.br/wcm/dmdc/2012/dia_mundial_cancer.asp


10 dicas para se proteger do Câncer:
1- Não fume! Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar e de poluir o ambiente fechado é fundamental para a prevenção do câncer.
2- Uma alimentação saudável pode reduzir muito o risco de câncer. Coma mais frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais, leite e derivados desnatados, e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Sua dieta deve conter, diariamente, pelo menos cinco porções de frutas, verduras e legumes. Evite frituras, salgadinhos, carne de porco, carne vermelha com gordura aparente, pele de frango, embutidos, como linguiça, salsicha e salame, e gordura hidrogenada. Apesar de o azeite ser um tipo de gordura mais saudável, não deve ser exposto a
altas temperaturas. Prefira alimentos cozidos e assados.
3- Faça 30 minutos diários de atividade física, leve ou moderada. A atividade física protetora consiste na iniciativa de se movimentar, de acordo com a rotina de cada um. Você pode, por exemplo, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro
para passear, cuidar do jardim, varrer a casa, caminhar ou dançar.
Já está comprovado que estar acima do peso aumenta as chances de uma pessoa desenvolver câncer. 
4- Controlar o peso por meio de uma boa alimentação e manter-se ativo.
5- Exame preventivo ginecológico.
As mulheres com idade entre 25 e 64 anos devem realizar o exame.
Após dois exames normais seguidos, deverá realizar um exame a cada três anos. Para os exames alterados, deve-se seguir as orientações médicas.
6- exame clínico das mamas As mulheres com 40 anos ou mais devem realizar o exame anualmente. Aquelas que estiverem entre 50 e 69 anos devem realizar ainda a mamografia a cada dois anos. Esses exames devem ser feitos mesmo que mulher não perceba nenhum sintoma.
Se uma pessoa da família - principalmente a mãe, irmã ou filha - teve esta doença antes dos
50 anos de idade, a mulher tem mais chances de desenvolver um câncer de mama. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, deve ficar mais atenta. Nestes casos, a partir dos 35 anos, o exame clínico das mamas e a mamografia devem ser feitos uma vez por ano.
7- Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas.   
Os homens não devem tomar mais do que duas doses por dia, enquanto as mulheres devem limitar este consumo a uma dose. Isso corresponde a um copo de cerveja ou a uma taça de vinho.
8- Exame de sangue oculto nas fezes É recomendável que mulheres e homens, com 50 anos ou mais, realizem o exame a cada um ou dois anos.
9- Evite exposição prolongada ao sol entre
10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar. Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
10- Faça diariamente a higiene oral (escovação dos dentes e da língua) e consulte o dentista regularmente.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons