sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Projeto do novo Maracanã seguirá o sistema LEED e terá captação de energia solar.


O Governo do Estado do Rio de Janeiro firmou parceria com a Light para instalação de placas para captação de energia solar no Maracanã. O convênio Maracanã Solar vai viabilizar a implantação de um anel fotovoltaico sobre a estrutura metálica que sustentará a nova cobertura de lona tensionada, gerando energia limpa equivalente ao consumo de 240 residências e evitando a emissão de 2.560 toneladas de CO2 na atmosfera.

O projeto, já aprovado pelo Iphan, foi desenvolvido pela mesma empresa que está projetando a nova cobertura, a alemã SBP (Schlaich Bergermann und Partner), e não terá custo para o Governo do Estado. Além disso, a implantação do anel fotovoltaico não influenciará no cronograma da obra e não vai interferir na visão externa ou em qualquer aspecto técnico da estrutura.

"A Light assumirá o investimento para implantação e manutenção destas placas fotovoltaicas e, após a sua amortização, que será feita por meio da venda da energia gerada, a usina será transferida para o Estado, que poderá optar por continuar vendendo esta energia ao mercado ou utilizá-la em imóveis estaduais" afirma Regis Fichtner, secretário de Estado da Casa Civil do Rio.

A parceria com a Light contempla ainda R$ 10 milhões para que o Estado invista em eficiência energética (troca de lâmpadas, climatização, entre outros) em outros bens públicos.

Maracanã sustentável
O projeto do novo Maracanã seguirá o sistema LEED (Leardership in Energy and Environmental Design) - certificado que significa liderança em energia e design ambiental -, do Green Building Council Brasil (GBC), concedido a empreendimentos que apresentam alto desempenho ambiental e energético. O estádio terá dispositivos economizadores de água e um sistema de captação de água de chuva, o que diminuirá o uso de água potável em 50% para irrigação do gramado. A meta é reduzir o consumo de água em 30%.

A chuva captada pela nova cobertura será utilizada também para o funcionamento dos banheiros, que terão torneiras inteligentes com fechamento automático e descargas ecológicas. O Maracanã receberá ainda um moderno sistema de iluminação com lâmpadas de led em 23.500 luminárias de baixa manutenção e longa vida útil. Equipamentos econômicos de ar-condicionado e bombas mecânicas eficientes também estão na lista para a modernização do Maracanã.


Saiba mais sobre o LEED

O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações. Criado pelo U.S. Green Building Council, é o selo de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Além dos diferentes tipos e necessidades, a certificação também tem diferentes níveis de acordo com o desempenho do empreendimento como Silver, Gold e Platinum.

Atualmente o GBC Brasil disponibiliza os seguintes tipos de LEED:

     LEED NC – Novas construções e grandes projetos de renovação
     LEED ND – Desenvolvimento de bairro (localidades)
     LEED CS – Projetos da envoltória e parte central do edifício
     LEED Retail NC e CI – Lojas de varejo
     LEED Healthcare – Unidades de saúde
     LEED EB_OM – Operação de manutenção de edifícios existentes
     LEED Schools – Escolas
     LEED CI – Projetos de interiores e edifícios comerciais
Faça já o registro do seu projeto no sistema internacional de certificação LEED através da plataforma LEED On Line


1 comentários:

Heloísa Ximenes disse...

1ª coisa boa que vejo esse governo do estado fazer. Será que esse governador está melhorando?

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons