terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Fique de Olho nos informes, sobre o mosquito transmissor da Dengue.


Postado no blog do Posto de Saúde Eithel Pinheiro - Repassando!


O mosquito - O Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. O mosquito costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, embora nas horas quentes possa atacar à sombra, dentro ou fora de casa.

O Aedes aegypti caracteriza-se por apresentar comportamento urbano, sendo raro encontrá-lo em áreas silvestres. Em média, o mosquito vive em torno de 30 dias, e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. A fêmea, apesar de copular somente uma vez, tem capacidade de desovar várias vezes durante sua vida. Essas desovas estão condicionadas à ingestão de sangue e ocorrem após 2 ou 3 dias, por isso necessita alimentar-se periodicamente. É durante essa alimentação que, se ela estiver infectada, pode transmitir o vírus da dengue ou se contaminar com o vírus, caso se alimente de uma pessoa que esteja com dengue. Uma vez infectada com o vírus da dengue, a fêmea torna-se vetor permanente da doença.

Os ovos não são postos diretamente na água parada, mas milímetros acima de sua superfície. Assim, em recipientes com água, como tambores, tonéis, pratos de vasos de planta, garrafas, latas etc., qualquer movimento na superfície provoca o rompimento dos ovos em aproximadamente 30 minutos. O ciclo do mosquito na água varia de 5 a 7 dias dependendo da temperatura. As larvas passam por quatro fases até a pupa, período de descanso do qual a larva sai adulta, ou seja, mosquito.
Mitos e erros sobre o Aedes aegypti: 



1 – Ar-condicionado e ventiladores matam o mosquito – Mentira!
Quando se usa o ar-condicionado, a temperatura e a umidade baixam, inibindo o mosquito. Este tem mais dificuldade para localizar a possível vítima de sua picada. Apesar disso, não morrerá. Esses aparelhos apenas espantam o mosquito, que poderá voltar em outro momento, quando estiverem desligados.
2 – Para matar os ovos do mosquito, basta secar os reservatórios de água parada –Mentira!
Apenas secar os reservatórios de água parada não irá impedir o mosquito da dengue de se reproduzir. É preciso limpar esfregando com uma bucha o local contaminado, pois o ovo pode se manter “vivo” por mais de um ano sem água.

3 – Repelentes são fundamentais no combate à dengue – Mentira!
Repelentes, velas de citronela ou andiroba, ao contrário do que muita gente pensa, não têm muito efeito permanente no controle do Aedes aegypti. Medidas mais duradouras, como a eliminação de recipientes onde o mosquito possa reproduzir-se tem um impacto muito maior no controle da dengue.

4 – Tomar vitamina B afasta o mosquito – Mentira!
Apesar de ser verdade que o mosquito é atraído pelo gás carbônico exalado pela respiração da pessoa, a ingestão de Vitamina B – alho ou cebola também, que têm cheiro eliminado pela pele – não é uma medida eficaz de combate à dengue.
Tomar Vitamina B poderá afastar o mosquito, mas seu efeito não será duradouro, e, dependendo do metabolismo de cada pessoa, poderá, inclusive, até não fazer efeito algum.

5 – Qualquer picada do mosquito transmite o vírus da doença – Mentira!
Primeiramente, é necessário que o mosquito esteja contaminado. Além disso, cerca de metade das pessoas picadas não desenvolvem a doença. Entre 20% e 50% vão desenvolver formas subclínicas da doença, ou seja, sem apresentar sintomas. Ainda assim, é importante, em caso de dúvida ou qualquer suspeita, procurar o posto de saúde mais próximo.

6 – Borra de café na água das plantas mata os ovos do mosquito – Mentira!
A borra de café somente é eficaz no combate ao mosquito da dengue em quantidades muito elevadas, pois já foi verificado na prática que a larva do Aedes aegypti desenvolve-se em água suja de borra de café. Em vez de usar a borra, procure eliminar os pratos dos vasos, ou coloque areia até as bordas, de maneira a eliminar a água. Lave também os pratos com bucha e sabão semanalmente. Isso, sim, é eficaz contra a dengue.

7 – As larvas do mosquito só se desenvolvem em água limpa – Mentira!
Embora as fêmeas do Aedes aegypti tenham preferência por depositar os ovos em recipientes com água limpa, elas também podem colocá-los em criadouros com água suja e parada. Então, para combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, independentemente de limpa ou suja.
Blog da Saúde, com informações do Combata a Dengue

2 comentários:

CMS Dr. Eithel Pinheiro de Oliveira Lima disse...

Parabenizo a Blogueira, pelos posters neste belo e reconhecido Blog.

Não nos cansamos de agradecer o apoio dado pela Policlínica, CMS Padre Miguel, CMS Waldyr Franco e CMS Athayde José da Fonseca e dos colegas de trabalho de tantas Unidades da nossa PCRJ.

Sobre o tema da postagem, muitos devem achar repetitivo, mas é um mal que nos assombra, está ao nosso lado, então temos que repassar a informação, é o mínimo que podemos fazer, educação continuada.

Um grande beijo em todos da Policlínica.

Helox8 disse...

Com certeza que sim, infelizmente muitos só acreditam quando ela entra em sua casa o que lamentamos muito.

Quanto ao blog do Eithel Pinheiro, não tem o que agradecer é o melhor de todos é nossa obrigação apoiar.

Obrigada por apoiar também o da Policlínica.

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons