quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Prefeitura apresenta o Boletim Semanal da Dengue


Publicação será enviada toda semana à imprensa com o panorama da doença na cidade durante aquele período

Foto: Beth SantosO prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, apresentaram nesta quarta-feira, dia 14, no Centro de Operações Rio, o Boletim Semanal da Dengue, com informações sobre a doença e ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti em toda cidade. A partir de agora, a publicação digital será enviada por e-mail para a imprensa toda semana, às terças-feiras à tarde, com dados como o número de casos notificados, sua distribuição pelas regiões da cidade, a quantidade de atendimentos nos polos de hidratação, mutirões e o projeto Ação nos Bairros, entre outras informações.

Durante coletiva de imprensa no Centro de Operações, que passou a funcionar como quartel-general de combate à dengue, o prefeito falou sobre a situação da cidade no próximo verão:

- A situação do Rio é crítica, a cidade está em alto risco de epidemia. É natural que nestes meses de novembro e dezembro os números sejam melhores e é justamente nesse momento que queremos chamar a atenção porque é quando as pessoas se preocupam menos. Em dois terços dos casos de dengue as pessoas pegaram a doença dentro de casa, portanto é uma ação que depende do município e também da população para a prevenção. Por isso, as pessoas devem estar informadas – afirmou.

Foto: Beth SantosA divulgação do Boletim Semanal da Dengue é uma estratégia que faz parte do Plano de Combate à Dengue da Prefeitura do Rio e está focado em três vertentes: prevenção, assistência à população e coordenação das ações.

- Um elemento absolutamente fundamental para isso é a transparência e a informação, então, esse boletim certamente vai ajudar a imprensa a manter os cariocas esclarecidos sobre a situação da dengue na cidade. Os parâmetros da prefeitura estarão bem definidos desde o início do processo, com informações claras e transparentes para que a imprensa e a população possam entender a gravidade do problema que teremos que enfrentar nesse verão. Nosso objetivo é salvar vidas e evitar mortes. Se começarmos a nos preocupar com a dengue desde agora, em abril, que é o mês de pico, poderemos não ter casos da doença aqui.

O primeiro boletim (abaixo em anexo), apresentado hoje à imprensa, traz o panorama da doença na cidade, que apresenta 74.232 casos notificados em 2011, sendo 173 no período de 4 a 10 de dezembro. Também é possível ter o detalhamento desses casos por região.

Na parte da assistência, há a localização dos 20 polos (com funcionamento de 12 horas) que realizaram do dia 23 de novembro (quando foram abertos) até a última semana 1.992 atendimentos a casos suspeitos, 255 hidratações venosas e 32 internações. Ao todo, serão 30 polos específicos para atendimento à doença, sendo que os dez restantes funcionarão 24 horas, e seu cronograma de instalação será determinado pela situação epidemiológica da doença.

Foto: Beth SantosNas últimas oito semanas, 1.687 profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, outros) receberam treinamento específico para diagnóstico e tratamento à dengue.

O secretário de Saúde, Hans Dohmann, ressaltou diversas ações da Prefeitura do Rio no combate ao mosquito Aedes aegypti:

- Um instrumento muito importante é a Central de Atendimento 1746, que recebe demandas da cidade como um todo, e ajuda no trabalho. No próximo dia 20, os carros fumacê entrarão em operação de forma gradual pela cidade. Além disso, 440 pontos do município (monumentos, edificações, chafarizes) já estão sendo vistoriados continuamente por agentes da prefeitura para evitar a proliferação do mosquito.

O informativo também apresenta a programação das ações de prevenção e educativas que serão realizadas nas próximas semanas. Já neste sábado, dia 17, a mobilização acontecerá na Rocinha, das 9h às 13h, e contará com 35 agentes de vigilância em saúde, que irão vistoriar cerca de 700 imóveis. Alem disso, o boletim terá um glossário com termos técnicos ligados à doença.

O trabalho de combate e prevenção da Prefeitura do Rio em 2011 já resultou em mais de 4,5 milhões de visitas de inspeção, 1,7 milhão de criadouros de Aedes aegypti eliminados e 2,2 milhões de depósitos tratados.

O boletim também estará disponível aos interessados no site da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (www.rio.rj.gov.br/web/smsdc).

Confira a relação dos 20 polos de atendimento 12 horas que já estão em funcionamento:

- CMS Oswaldo Cruz (Cruz Vermelha)
- CMS Ernesto Zeferino Tibau Junior (São Cristóvão)
- CMS João Barros Barreto (Catete)
- Clínica da Família Maria do Socorro Silva e Souza (Rocinha)
- Policlínica Hélio Pellegrino (Praça da Bandeira)
- CMS Maria Augusta Estrela (Vila Isabel)
- Clínica da Família Assis Valente (Ilha do Governador)
- Clínica da Família Dr. Felippe Cardoso (Penha)
- CMS Milton Fontes Magarão (Engenho de Dentro)
- Policlínica Rodolpho Rocco (Del Castilho)
- Policlínica Carmela Dutra (Rocha Miranda)
- Policlínica Augusto Amaral Peixoto (Guadalupe)
- Policlínica Newton Bethlem (Praça Seca)
- CMS Harvey Ribeiro de Souza Filho (Recreio dos Bandeirantes)
- Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho (Bangu)
- Posto de Saúde Prof. Masao Goto (Jardim Sulacap)
- Posto de Saúde Dr. Alvimar de Carvalho (Pedra de Guaratiba)
- CMS Belizário Penna (Campo Grande)- Clínica da Família Valéria Gomes Esteves (Sepetiba)
- Policlínica Lincoln de Freitas Filho (Santa Cruz)
Fonte: www.rio.rj.gov.br
Texto: Juliana Romar / Fotos: Beth Santos

2 comentários:

Maria Nazareth Ramos Silva disse...

Ainda tenho a esperança de que a epidemia possa ser menor do que a esperada. Para que isso se torne realidade, temos que impedir a proliferação do mosquito em nossas casas e locais de trabalho. Cada um fazendo a sua parte!

Heloísa Ximenes disse...

Nunca vi tanto investimento na saúde como venho vendo nesse governo. Prefeitura do Rio fazendo sua parte.
Agora cabe a cada um de nós fazermos a nossa para o bem de todos!

Prevenir ainda é o melhor remédio!

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons