terça-feira, 15 de novembro de 2011

você sabe o que se comemora no dia de hoje 15 /11?


O que se comemora na data de Hoje 15/11?

 É o evento, na História do Brasil, que instaurou o regime republicano no país, derrubando a Monarquia. Ocorreu dia 15 de novembro de 1889 no Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, na praça da Aclamação (hoje Praça da República), quando um grupo de militares do Exército brasileiro, liderados pelo comandante marechal Deodoro da Fonseca, deu um golpe de estado e depôs o imperador D. Pedro II. Institui-se então a República, sendo nessa data que o jurista Rui Barbosa assinou o primeiro decreto do novo regime, instituindo um governo provisório.Faziam parte do governo provisório, organizado na noite de 15 de novembro, o Marechal Deodoro da Fonseca como presidente e, como ministros, Benjamin Constant, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales entre outros...
Momento histórico para o Brasil, isso por que neste mesmo dia, foi concebido e proclamado, o bordão tão famoso de hoje, “Proclamação da República”, porém devido a um povo brasileiro pobre de cultura, poucos sabem o que verdadeiramente é e foi a proclamação da republica.

Como se diz na antiga história brasileira há muito tempo atrás, mais precisamente na década de 1880,  o Brasil, vivia uma politicagem de  forma autoritária em ritmo de monarquia, porém o sistema vinha desgostoso, tanto que por interesses ideológicos, se deu a queda da monarquia, e assim surgiu para o Brasil a forma de governo, republica.

Para se entender o tamanho da importância, dessa mudança favorável para o povo brasileiro, subentendia se como monarquia, uma forma de governo, onde o pai passava o cargo pro filho, que passava para seu próximo filho, enfim o povo não tinha direito a eleger seu comandante, porém com a forma de governo republica, os fatores mudaram-se, tanto que hoje o povo elege, vota, critica, os governantes como bem quer e entendem.

 Se alguém lhe perguntar o que foi e o que é, proclamação da republica, explique que foi uma mudança ocorrida na história brasileira. Curta muito este dia, pois além de ser feriado, é um dia especial e muito importante na história brasileira.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons