domingo, 27 de novembro de 2011

1º de dezembro está chegando e com ele...




PORQUE O LAÇO VERMELHO
 COMO SÍMBOLO?
O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDS.
O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual AIDS, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de AIDS. 
  Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU

A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS.


A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.
 
      O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/AIDS  são as               maiores   barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da AIDS e ao seu diagnóstico.
       Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Ao discutir preconceito e discriminação, o Ministério da Saúde espera aliviar o impacto da AIDS no País. O principal objetivo é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação  associados à AIDS O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que hoje é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma referência para o mundo.
 
Agora nós, brasileiros, precisamos encontrar uma forma de quebrarmos os preconceitos contra a doença e seus portadores e sermos mais solidários do que somos por natureza. Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção devem se tornar hábitos diários de nossas vida. 
 
O QUE É AIDS?
 É uma deficiência no sistema imunológico, associada com a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana HIV – (Human Immunodeficiency Virus), provocando aumento na susceptibilidade  a  infecções oportunistas  e   câncer.
O vírus da AIDS atua como um parasita ao se instalar em uma célula e age como um oportunista, baixando a imunidade das pessoas.
Dessa maneira, os portadores podem facilmente ficar doentes, o organismo não consegue se defender sozinho. Assim, as pessoas não morrem de AIDS, mas sim de uma doença que aproveita a baixa do sistema imunológico


TRANSMISSÃO

 O vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue,   sêmen,    secreção vaginal,   leite materno,   relações   sexuais,   homo    ou heterossexuais,  com   penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção   da camisinha, transmitem a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis   e também alguns  tipos de hepatite;
  - Compartilhamento de seringas entre usuários  de  drogas  injetáveis;
- Transfusão  de sangue contaminado;
- Instrumentos  que cortam ou furam, não esterilizados;
- Da mãe infectada para o filho,  durante a gravidez, o parto  e a amamentação.


A transmissão do vírus não acontece pelo ar ou pelo toque, é necessário que haja condições específicas como relações sexuais sem camisinha, transfusão de sangue contaminado, uso de seringas já utilizadas etc.

 A  AIDS  não é transmitida  pelo  beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo  banheiro,  pela  tosse  ou  espirro, praticando esportes, na piscina, praia e,  antes de tudo, não se pega AIDS dando a mão ao próximo,   seja   ele  ou  não  soropositivo.

 
Atualmente a terapia com os chamados “anti-retrovirais” proporciona melhoria da qualidade de vida, redução da ocorrência de infecções oportunistas, redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes.
 Os anti-retrovirais são   medicamentos  que  inibem  agressivamente a multiplicação  do vírus HIV).



Existem várias maneiras de tratar um paciente quando se detecta o vírus precocemente. Quanto mais cedo a pessoa infectada iniciar o tratamento médico, mais possibilidades de estabilizar a doença e, conseqüentemente, manter   uma  boa  qualidade  de   vida.

Fontes: Programa Nacional de DST e AIDS do Ministério
da Saúde.Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons