domingo, 2 de outubro de 2011

Seja lider! Não seja chefe.


O objetivo deste artigo é procurar, de certa forma, abranger um conhecimento mais elucidativo sobre o que é, para as empresas nos atuais dias, a liderança e sua importância. Muito se fala, muito se explica e a realidade encontra-se na posição das pessoas que buscam a liderança, de tal forma que as mesmas acabam sendo influenciadas pelo poder adquirido através do cargo que exercem nas empresas. Sabe-se que o espírito de liderança pode ser desenvolvido e que um líder eficaz é aquele que possui seguidores. Para que isto o aconteça, ele precisa usar da inteligência emocional com a finalidade de manter um relacionamento harmonioso com a equipe de trabalho que conduz.



Vale ressaltar que para se tornar um líder eficiente é importante que exista parceria com os outros, comunicando sempre sua visão e administrando o grupo. Os líderes se identificam com seus seguidores demonstrando sempre respeito, interpretando e articulando, pois a liderança passa confiança e possui característica peculiar que é observar a maneira com que se compreendem as pessoas em um anglo, preparando para agir, fazendo retrospectivas do que passou.



O comprometimento dos gestores é uma das ferramentas mais "atraentes" no processo de liderar e as características importantes para atingir os resultados podem ser pertencer à equipe, orgulhar-se da empresa, sentir-se desafiado por novas oportunidades de crescimento e sempre estar à frente do trabalho.



A liderança é um termo para o qual existem vários conceitos, envolvendo dinâmicas do funcionamento de grupos e a capacidade de influenciar comportamentos. Muitos dos conceitos também envolvem os mecanismos e os resultados obtidos pelo líder ou pelo grupo, e poucas vezes podem ser transmitidas e transformadas em ação apenas por intermédio de um curso ou estudo: o líder se desenvolve, uma vez que a liderança não pode ser simplesmente adquirida, é uma habilidade nata (RODRIGUES, 2008).



A liderança representa a capacidade de influenciar pessoas a trabalhar com agilidade e se faz necessária em todos os tipos de organizações. É essencial em todos os setores e funções, portanto, liderança é um termo amplo, mas que desperta o interesse. Quando se fala em liderança, nos referimos a uma pessoa, aquela que está à frente dos processos, em posição de tomada de decisões.



Para Rowe (2008, p.2), "existem três tipos de liderança: estratégica, gerencial e visionária". A liderança estratégica é a tomada de decisões voluntárias e concentra-se tanto no presente quanto no futuro, ressaltando que, influenciar funcionários a tomar, voluntariamente, decisões que ajudem a organização são o aspecto mais importante dessa liderança. A gerencial adota atitudes impessoais e passivas em relação às metas, baseando na origem das organizações e estão intimamente ligadas à história e à cultura da organização. E ressalta ainda que, os líderes gerenciais observam muito o passado, e influenciam somente as atitudes e decisões daqueles que com eles trabalham, enquanto que a liderança visionária é a mais utilizada pelas organizações (ROWE, 2008).



A liderança gerencial exige autoridade para influenciar o pensamento e as atitudes das pessoas, que apresentam características peculiares. Portanto, diante dos tipos de liderança, o líder estratégico, provavelmente, criará mais valor que a combinação de um líder visionário ou de um gerencial.



Conforme Chiavenato (1999), o conceito de liderança envolve, em suas definições mais usuais, três elementos: influência, grupo e objetivo. Os líderes tratariam de influenciar, induzir e impactar o comportamento de outros processos que se dão em um contexto grupal. O último elemento envolve a idéia de direção.



A característica fundamental da liderança seria promover valores que forneçam significados partilhados sobre a natureza da organização. A liderança sempre teve maior atenção das pessoas pensantes. Isso ressalta a importância dos líderes serem espirituosos, pois neste cenário que a cada dia se torna mais turbulento, no que diz respeito à espiritualidade desponta como um caminho para uma relação mais saudável entre os funcionários e as empresas em que atuam, considerando o trabalho como parte de um processo que transcende os aspectos materiais e contempla também as dimensões psíquicas, sociais e espirituais.



Para uma empresa ser bem sucedida, ela necessita de uma liderança eficaz e positiva, disposta a fazer escolhas e encarar os conflitos que virão em função da estratégia adotada pelo líder. Para Porter (1999 citado por Ceccato; Riggenbach; Zinder 2008), isso não significa que os líderes tenham que inventar a estratégia, visto que diante das teorias apresentadas, pode-se definir liderança como uma influência interpessoal exercida numa dada situação dirigida através do processo de comunicação humana para a execução de um ou mais objetivos específicos.



Liderando equipes - A posição de líder vem acompanhada de uma série de desafios. Ele passa a ser o centro das atenções em momentos de crise e deve levar a equipe a dar a volta por cima. O líder possui uma visão além da situação apresentada por um problema. Toda crise é uma oportunidade e o líder deve aprender a ver soluções fora do convencional.

  

Para se obter uma perspectiva, o líder não pode ser unilateral vendo somente um lado do problema, pois assim terá dificuldades. É importante aprender a ver diversas perspectivas da situação diante de um cliente, funcionário ou fornecedor. Para obtenção de um aprendizado, é preciso que o líder entenda que mesmo que seu conhecimento seja suficiente para a situação atual, manter-se em constante aprendizado para conseguir superar a concorrência, estimulará a equipe. Assim, a verdadeira liderança se manifesta quando os seguidores decidem acreditar em seus líderes.




Conforme Drucker (1999, p.78), quando uma pessoa tende a influenciar outra, o provável seguidor empenha-se em uma avaliação ao mesmo tempo consciente e inconsciente do provável líder. Se o líder almeja um desempenho criativo de sua equipe, deverá criar um ambiente aberto à participação. Esta abertura pressupõe um foco nos objetivos e não nas normas. Neste ambiente aberto, todos têm sua importância, suas opiniões são válidas, existe democracia.




Os líderes investem na formação de boas equipes, na obtenção dos recursos necessários, e na criação do clima organizacional adequado. Eles não têm medo de que alguns dos seus integrantes possam ocupar seu lugar: pelo contrário, eles estão constantemente formando um ou dois substitutos, porque sabem que um verdadeiro líder sempre tem grandes oportunidades de ser movido para desafios maiores nas organizações.




Pensem nisso líderes! Um forte abraço!



Tiago Martins da Silva

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