quinta-feira, 8 de setembro de 2011

AVC atingiu 85 mil pessoas no Brasil no primeiro semestre de 2011


O acidente é a maior causa para internações e morte no Brasil


Para quem assistiu à partida entre Vasco da Gama e Flamengo presenciou uma euforia no banco de reservas do time carioca, porém não era com os jogadores, e sim como técnico do time do Vasco. Ricardo Gomes foi atendido, após passar mal, e foi levado para um hospital próximo do estádio. O motivo: Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O que aconteceu com o técnico não é um caso a parte, aproximadamente 85 mil pessoas no Brasil, foram internadas, somente no 1º semestre de 2011, após sofrerem AVC, segundo informações do Sistema Único de Saúde (SUS). A doença é a maior causa para internações e morte no Brasil, informou a Academia Brasileira de Neurologia.

Uma área do cérebro deixa de exercer as suas tarefas corretamente por conta de uma alteração no recebimento de sangue e acomete o acidente. Há casos também de entupimento nos vasos do cérebro, chamado de AVC isquêmico. A falta de nutrientes nesse local leva à morte das células.

No caso do técnico Ricardo Gomes, o AVC foi do tipo hemorrágico, ou seja, com vazamento de sangue causado por um rasgo em um dos vasos do cérebro do treinador. Geralmente, a hemorragia pode acontecer tanto em uma região profunda (central) do cérebro ou na periferia.

Entretanto, o que ocorreu com Gomes não é tão comum, a maioria dos AVC acontece na região mais interna do cérebro. Quando ocorrem na periferia do órgão (subaracnoide), 80% são causados por aneurismas - uma dilatação exagerada das paredes da artéria, o vaso sanguíneo que leva sangue rico em oxigênio às extremidades do corpo.

“A hipertensão arterial, denominada de doença silenciosa, é uma das principais causas do acidente vascular cerebral, portanto é fundamental que os pacientes controlem sua pressão arterial, evitando assim uma complicação”, explica o enfermeiro, tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.



Fonte: Assessoria de Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons