quinta-feira, 1 de setembro de 2011

1º de setembro Dia do Profissional de Educação Física, parabéns aos nossos profissionais.




Professora Vânia



Professora Fabíola

                                         











Professor Riva



Professor Thiago


















  
Promovendo a saúde da População carioca




Apesar do pouco tempo de existência, a Academia Carioca da Saúde já é sucesso internacional. Isso porque, em novembro, o vídeo “Academia Carioca da Saúde” (disponível no Youtube) recebeu o seu primeiro prêmio internacional na categoria “Saúde Corporal” no VIDEOMED/2010, na Espanha. O material foi desenvolvido pela Secretaria municipal de Saúde em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz).
“O mais importante é que o nosso projeto fará parte do acervo europeu de iniciativas na área da Saúde Pública no Brasil”, comemora a Prof. Junia Cardoso.
Sem dúvida, uma conquista importante para a Educação Física e, principalmente, para a população carioca.
Rio conta com uma Assessoria de Atividade Física
“A Atenção Básica é um programa prioritário da prefeitura do Rio de Janeiro. O nosso planejamento, até 2016, é que tenhamos 100% de cobertura em todo o município com o Programa Saúde da Família”.
A afirmação é do subsecretário de Promoção de Saúde, Atenção Primária e Vigilância em Saúde do município do Rio, Daniel Soranz. Segundo ele, as ações de Atenção Básica são as que mais influenciam nas mudanças dos indicadores de vida das pessoas. E, neste contexto, está a prática de exercícios físicos. “Poucas ações dão tantos resultados imediatos quanto esta”.
O subsecretário enfatiza que tão importante quanto o atendimento em si está o processo educativo, ou seja, a aquisição de hábitos positivos e saudáveis. “O Profissional de Educação Física tem uma formação muito sólida, consistente em processos educativos, ou seja, informar e orientar as pessoas a mudarem os seus hábitos de vida”.
Daniel Soranz acredita também que o Profissional de Educação Física, além de saber lidar com outro tipo de usuário, que é o paciente, precisa saber interagir com os demais profissionais de saúde. “Para lidar com uma equipe multiprofissional pressupõe-se que ele tenha outras competências que não só aquelas específicas da profissão, mas também habilidades como o trabalho em equipe, o conhecimento de fisiologia, entender de doenças, além de lidar com um público que está precisando de muito mais atenção”.
Tamanha a importância do Profissional de Educação Física nesta nova fase da Atenção Básica do município fez com que fosse criada pela Secretaria municipal de Saúde a Assessoria de Atividade Física, chefiada pela Prof. Junia Cardoso. Sem dúvida, um diferencial importante para as políticas de Atenção Primária do município.
“Através desta pasta, além do projeto Academia Carioca da Saúde, possuímos outras frentes de trabalho como os exercícios laborais, estímulos à prática de atividades físicas, o desenvolvimento de crianças e jovens etc.”, ressalta a superintendente de Promoção de Saúde, Dra. Márcia Regina Cardoso, destacando também o resultado das intervenções dos profissionais de Educação Física nas unidades de saúde. “Graças ao trabalho deles nas academias o paciente tem reconhecido as possibilidades do seu corpo, passando a caminhar e respirar melhor, a reduzir a medicação, e a se sentir com a autoestima mais elevada”. 




Fonte:
http://www.confef.org.br/extra/revistaef/show.asp?id=3908

1 comentários:

OTICS disse...

Recebam um beijo Equipe Otics Bangu!

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons