segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A Semana do Bebê

A I Semana do Bebê Carioca é um evento da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro em parceria com o UNICEF, que busca chamar atenção da sociedade carioca para a valorização da Primeira Infância. De 22 a 28 de agosto de 2011.

A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) é uma iniciativa da WABA tendo sido iniciada em 1992 com o objetivo principal de mobilizar a sociedade num mesmo período para em torno de um tema estabelecido promover ações de incentivo ao aleitamento materno no mundo inteiro.
Em 2011, o tema da SMAM é “COMUNIQUE-SE! AMAMENTAÇÃO – uma experiência 3D.”
Mas por que 3D? Quando falamos em apoio à amamentação, a tendência é pensar em 2 dimensões: tempo (da gravidez ao desmame) e lugar (a casa, comunidade, sistema de saúde, etc.). Mas nenhum desses tem muito impacto sem a TERCEIRA dimensão: a comunicação!
A comunicação é parte essencial na proteção, promoção e apoio à amamentação. Atualmente, a internet nos traz a possibilidade de encontrar facilmente informação sobre qualquer coisa. Usamos as redes sociais para encontrar rapidamente amigos e familiares que moram longe. Em relação à amamentação, existe muita informação disponível através destes canais. Não há dúvida de que a amamentação fornece uma bagagem de saúde nutricional e preventiva para bebês e crianças, e é uma das práticas mais sustentáveis da terra. A amamentação também é importante para as mulheres – ajudando-as a perder peso após o parto, protegendo-as contra o câncer de mama e outras doenças, e adiando o retorno da menstruação e ovulação. No entanto, em muitos lugares do mundo ainda travamos uma batalha contra os baixos índices de amamentação exclusiva e continuada. Por que existe uma lacuna entre o que sabemos e o que está efetivamente acontecendo, e o que podemos fazer a respeito? Assim como os componentes do leite materno, que formam um complexo vital de nutrientes e células vivas, a interação renovada e animada entre as pessoas é vital para cultivar e apoiar as mães que amamentam! Estas interações fazem com que a mãe saiba que não está sozinha!
O tema da SMAM 2011 nos lembra que amamentar é uma experiência 3D – uma oportunidade de ter um maior alcance, um investimento em um futuro saudável e, finalmente, uma lente ímpar através da qual vemos o mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons