terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Seminário aposta em experiências internacionais para repensar a política de drogas brasileira





O seminário é iniciativa da comissão brasileira sobre drogas e democracia em parceria com a Fiocruz e com o apoio da organização não-governamental Viva Rio.


Da redação do Jornal da Saúde
com informações da Viva Rio


O Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Cortes, explicou que a discussão sobre as drogas ainda está mais vinculada à esfera da Segurança do que da Saúde porque o uso do crack, droga que potencializou a preocupação e a discussão sobre o tema, está muito associado à violência na nossa sociedade. No entanto, outras drogas, inclusive algumas lícitas, como o álcool, trazem tantos ou ainda mais danos à sociedade, lembrou o Secretário: “O crack não é o único problema que precisamos enfrentar dentro da temática das drogas, mas nós devemos aproveitar a agenda do Ministério da Saúde e do Governo Federal para discutir o tema das drogas como um todo e trazer para esse debate a saúde mental e a assistência básica para pensar melhores maneiras de enfrentar o problema das drogas e acolher o usuário”.

As palestras e mesas de debate começaram dia 17, com apresentações de boas práticas brasileiras. No dia 18, os participantes serão divididos em seis grupos de trabalho para debater diferentes aspectos relacionados ao atendimento do usuário nos três níveis de atenção à saúde: primário (com foco na promoção, prevenção e reabilitação da saúde), secundário (mais especializado e de maiores níveis tecnológico e de complexidade) e terciário (de alto nível tecnológico e de complexidade). No final do encontro, os grupos de trabalho se reunirão para elaborar um relatório com propostas para a construção de novas práticas de saúde.

* O Jornal da Saúde é um telejornal ao vivo. Exibido todo dia, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores.
Siga o Canal Saúde no Twitter e curta a nossa página no Facebook.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons