segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Núcleos de Telemedicina reforçam Telessaúde




Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) passará a contar com 68 núcleos. Expansão vai beneficiar o Telessaúde Brasil Redes, programa do Ministério da Saúde que promove a orientação dos profissionais da Atenção Básica


Da redação do Jornal da Saúde
com informações do Portal da Saúde


A Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) ganha mais cinco núcleos no país, sendo três em Pernambuco, um na Bahia e mais um em São Paulo - a rede passa a contar com 68 núcleos no total. A inauguração simultânea dos cinco ambientes contou com participação do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, nesta sexta-feira, em Pernambuco. A expansão da rede reforçará o Programa Telessaúde Brasil Redes, coordenado pelo Ministério da Saúde, e que utiliza a tecnologia para promover a teleassistência, teleconsultoria e teleducação no Sistema Único de Saúde. O Telessaúde ajuda a melhorar o atendimento e a qualificar o diagnóstico, uma vez que o médico numa unidade de saúde do interior do estado pode tirar dúvidas ou ter uma “segunda opinião” de especialistas.

“O Ministério da Saúde tem a total compreensão da importância de uma rede com essas características para o Brasil, porque entendemos as dimensões continentais do país, da sua diversidade e dos aspectos em relação à capacidade instalada e à disponibilidade de recursos humanos. Com essa nova rede será possível integrar em tempo real com boa velocidade e qualidade de transmissão para realização de videoconferências, análises de diagnósticos e educação permanente”, lembrou o Secretário.

Os novos núcleos foram instalados no Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Prof. Luiz Tavares (PROCAPE), no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e no instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), em Recife (PE), no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador (BA) e no Hospital das Clínicas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em Botucatu (SP).


* O Jornal da Saúde é um telejornal ao vivo. Exibido todo dia, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores.
Siga o Canal Saúde no Twitter e curta a nossa página no Facebook.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons