sexta-feira, 25 de maio de 2012

Seminário discute políticas de gestão do conhecimento

                                     


Todas as áreas da Saúde – como atenção, vigilância, ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, complexo produtivo e controle social –- requerem volume crescente de informações, cujo gerenciamento é fundamental para fortalecer o setor. Atenta ao caráter estratégico do tema, a Fiocruz, por meio da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC), promove o seminário Políticas de Informação: avanços e desafios rumo à gestão do conhecimento. O evento ocorre no dia 4 de junho (segunda-feira), das 9h às 17h, no auditório do Museu da Vida.

A programação do seminário se divide em três painéis. O primeiro abordará os marcos legais da informação no âmbito da administração pública, como a Política de Acesso Livre, a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS) e a Lei de Acesso à Informação. O objetivo é discutir como essas políticas podem contribuir para promover o acesso ao conhecimento e à capacitação, planejar as ações de saúde segundo as necessidades e demandas locais, e qualificar as atividades de controle, avaliação, regulação e auditoria, entre outros usos.

O segundo painel analisará como se implanta, na administração pública, a gestão do conhecimento (GC), entendida como um conjunto de ferramentas para mobilizar informações e utilizá-las de forma a melhorar o desempenho da instituição. Um livro recém-lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) trata do assunto, e seu autor, Fábio Ferreira Batista, é um dos muitos especialistas com presença confirmada no seminário. A publicação descreve um modelo pioneiro que serve a todas as organizações públicas e as orienta para implantar a GC, de forma a assegurar o alcance dos objetivos estratégicos e a melhoria de processos, produtos e serviços em benefício do cidadão-usuário e da sociedade em geral.

Ainda no segundo painel será apresentado o XIII Enancib – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, que ocorre de 28 a 31 de outubro, sob a organização do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Por fim, o terceiro painel será dedicado ao SciELO Livros, cujo desenvolvimento é liderado pelas editoras da Fiocruz, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Em sua primeira etapa, o Portal SciELO Livros já disponibiliza em acesso aberto mais de 200 títulos das três editoras. As obras publicadas são selecionadas segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico. Os textos digitais são formatados de acordo com padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações. São legíveis em telas de computador e também nos leitores de ebooks, tablets e smartphones. Além do SciELO Livros, as obras serão acessíveis por meio dos buscadores da web e publicadas por portais e serviços de referência internacional.

O seminário é dirigido especialmente a estudantes, professores, pesquisadores e gestores das áreas de informação, comunicação e saúde, bem como a todos os interessados no tema.

A participação é gratuita e não é necessário fazer inscrição.



Serviço:
Seminário Políticas de Informação: avanços e desafios rumo à gestão do conhecimento
Data: 4 de junho de 2012
Horário: das 9h às 17h
Local: auditório do Museu da Vida | campus sede da Fiocruz (Avenida Brasil 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ)


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons