quarta-feira, 2 de maio de 2012

Saúde destaca importância da prevenção de acidentes no Dia Internacional do Trabalho



                                                               Marcio, Agente de Vigilância em Saúde da 5.1 e Ministro da Saúde  Alexandre Padilha.
Foto: de  Heloísa Ximenes  



Zumbido, irritabilidade, dores na coluna, estresse e lesões por esforço repetitivo. Esses são alguns exemplos de agravos a que muitos trabalhadores ficam expostos todos os dias. A importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho foi lembrada no Dia Internacional do Trabalhador.

Em vigor desde 2004, a Política Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde visa à redução de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, mediante a execução de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde. Desde então o ministério regulamentou a notificação compulsória de onze agravos à saúde do trabalhador. São eles:

  •     Acidente de trabalho fatal;
  •     Acidentes de trabalho com mutilações;
  •     Acidente com exposição a material biológico;
  •     Acidentes do trabalho em crianças e adolescentes;
  •     Dermatoses ocupacionais;
  •     Intoxicações exógenas (por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados);
  •     Lesões por esforços repetitivos (LER), distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort);
  •     Pneumoconioses;
  •     Perda auditiva induzida por ruído – Pair;
  •     Transtornos mentais relacionados ao trabalho;
  •     Câncer relacionado ao trabalho

     
Especialistas destacam formas de prevenção de algumas doenças decorrentes dos onze agravos

Tétano – Enferrujados ou não, objetos que cortam ou furam trazem riscos à saúde. Pensando nisso, o Ministério da Saúde alerta para o tétano. A doença pode ser contraída quando nos machucamos com pregos, lâminas, madeira, vidro e outros objetos de metal. O coordenador geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Carlos Vaz, lembra que a doença tem vacina e que não podemos esperar o acidente acontecer. "Por exemplo, no cultivo da cana-de-açúcar trabalha-se às vezes em áreas remotas, isoladas, em que o acesso a uma unidade de saúde, é muito difícil, muito distante, em relação ao local de trabalho. Então se você simplesmente estiver aguardando que um acidente aconteça para fazer isso, realmente, a possibilidade de você ter uma complicação é maior. O que a gente propõe é que todos estejam em dia com a vacinação do tétano, entre outros serviços de imunização que o SUS oferece. E essa é uma questão que nem sempre o cidadão, o trabalhador, tem em perspectiva”.

Saúde da coluna – Como manter a saúde da coluna e prevenir dores e incômodos, principalmente para quem fica muito tempo no trabalho? O ortopedista do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Ministério da Saúde, Luis Eduardo Carelli, explica que a pessoa que trabalha sentada, por exemplo, precisa ter a mesa próxima da altura dos ombros e a cadeira ajustada à altura da mesa. A coluna deve estar sempre encostada na cadeira e os pés no chão. Quem trabalha em pé deve prestar atenção à postura. “Quem trabalha em pé (e isso também serve para quem trabalha sentado) deve manter uma postura o mais ereta possível, evitar a queda dos ombros. Normalmente, a pessoa que fica muitas horas em pé fica com uma postura mais relaxada, que nós chamamos de cifose postural; essa cifose, que é inclinar um pouco para frente a parte dos ombros e da coluna torácica, pode causar estiramentos, dores musculares e ligamentares no nível das costas.”

Perda de audição – Zumbido, dificuldade de entender o que os outros falam e irritabilidade são alguns dos sintomas da perda de audição por causa de muito barulho. A doença é comum em quem trabalha na produção de aço e objetos de metal e em gráficas. A exposição ao barulho de 85 decibéis em média durante oito horas por dia todos os dias é determinante para a perda da audição.
O otorrinolaringologista do Grupo Hospitalar Conceição, ligado ao Ministério da Saúde, Iuberi Zwetsch explica que a prevenção reduz muito o risco de lesão auditiva. "Sempre proteger o ouvido de som intenso, de som forte, não importa se é um som agradável ou não. Se você trabalhar com máquinas em indústrias que tenham muitos ruídos em intensidade forte você tem que usar protetores auditivos; geralmente são protetores internos, que a gente chama de plug, ou protetores que são uma concha como um fone de ouvido externo. Esses dois equipamentos reduzem muito o risco de lesão".
Assédio moral – Se o seu chefe submete você a situações humilhantes e constrangedoras, você está sendo vítima de assédio moral. O assédio moral é quando uma pessoa que está acima de você no trabalho age de forma que torne insustentável a sua permanência no local. No dia do trabalhador, o Ministério da Saúde chama a atenção para os cuidados com o assédio moral.
O coordenador geral da Saúde do Trabalhador do ministério, Carlos Vaz, fala quais são os principais sintomas físicos e emocionais da vítima de assédio moral. “Depressão, angústia, cansaço exagerado, não querer ir trabalhar para evitar estar exposto a essa situação; mudança de personalidade, o que pode levar a pessoa a ter atitudes violentas com ela mesma, no trabalho, com os seus familiares”.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons