sexta-feira, 27 de abril de 2012

Pesquisa avalia cuidado nutricional de gestantes

                                                             Com o objetivo de promover uma investigação sobre o cuidado nutricional de gestantes na Atenção Primária à Saúde (APS), está sendo desenvolvida, no âmbito da Iniciativa Teias-Escola Manguinhos, uma proposta de atendimento voltada para a Clínica da Família e para a Estratégia de Saúde da Família (ESF). A pesquisa Proposta de assistência nutricional pré-natal para aplicação na atenção básica na área de Manguinhos – tese de doutorado da nutricionista e aluna do Programa de Pós-graduação em Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Beatriz Della Líbera da Silva, orientada pela coordenadora do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição da região Sudeste (Cecan/CSEGSF/ENSP), Denise Barros, e pela doutora em Saúde Pública pela ENSP Claudia Saunders – pretende avaliar uma proposta de intervenção nutricional para a rotina de atendimento a gestantes no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria e na Clínica da Família Victor Valla. O projeto, que já está em sua segunda etapa, já foi desenvolvido com gestantes adultas e adolescentes em uma perspectiva clínica de maternidade e, atualmente, está voltado para a Atenção Primária à Saúde.

A pesquisa está inserida no leque de projetos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Saúde Materna e Infantil (GPSMI) da UFRJ, do qual Denise Barros faz parte. O grupo é coordenado por Claudia Saunders, que foi orientada na época de seu doutorado pela pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos da ENSP, Maria do Carmo Leal, profissional renomada na área de Saúde Materno-Infantil. A pesquisa Proposta de assistência nutricional pré-natal para aplicação na atenção básica na área de Manguinhos está sendo realizada em três etapas. A primeira delas, já concluída, consistiu em um estudo transversal no qual foi traçado o perfil de saúde e nutrição das mulheres atendidas na área de Manguinhos. O objetivo foi identificar os principais problemas que norteavam as mulheres, para então ser elaborada a intervenção.
A segunda etapa, que está sendo realizada atualmente, é a intervenção propriamente dita; a ideia é atuar na rotina de atendimento pré-natal nas duas unidades de Atenção Primária à Saúde. De acordo com a doutoranda, está sendo desenvolvido um trabalho de forma multidisciplinar e em grupos, por meio de consultas coletivas. “Propomos a realização de três grupos ao longo da gestação, ou seja, três encontros. Pretendemos ir além dos assuntos relacionados apenas à nutrição, a ideia é unir também informações sobre os aspectos fisiológicos, emocionais, os cuidados necessários com o bebê, entre outros assuntos que não são esgotados nas consultas individuais do próprio pré-natal. A grande proposta é agregar um maior cuidado à gestante e, consequentemente, ao bebê”, explicou Beatriz.

A terceira e última etapa do projeto envolverá a avaliação dos desfechos. Nessa etapa serão utilizadas as abordagens qualitativas e quantitativas. Na etapa qualitativa as mães serão ouvidas no intuito de saber mais sobre a sua percepção. Já na etapa quantitativa pretende-se realizar consultas pontuais e dados que serão coletados ao longo da realização da pesquisa. Essa etapa deve durar cerca de um ano e meio.

Segundo a orientadora do estudo, Denise Barros, no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) haverá o acompanhamento das mulheres atendidas no pré-natal segundo o modelo tradicional, ou seja, nas consultas individuais. Serão comparados todos os desfechos ao longo do período do pré-natal, como ganho de peso total da gestante, idade gestacional, peso ao nascer do neonato e o desenvolvimento de intercorrências. “O que pretendemos mostrar com esse projeto é que essa nova proposta de atendimento pode ser inserida na Atenção Básica. Pensamos nela porque sabemos que dentro da Atenção Básica o trabalho multidisciplinar é muito importante, pois além de disseminar o conhecimento pode proporcionar às gestantes uma atenção nutricional não apenas conduzida pelo nutricionista, como por profissionais de diversas áreas, ou seja, um atendimento mais completo”, afirmou Denise Barros.


Segundo ela, as ações do projeto são absolutamente centradas na Atenção Primária e resguardadas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) que o Centro de Saúde Escola da ENSP apoia. Para a orientadora, a questão nutricional hoje é um problema muito grande na saúde dos indivíduos em todas as etapas do ciclo de vida e, nas gestantes, esse acompanhamento é fundamental, pois envolve dois processos: mulher e criança.

“Dentro do modelo de Atenção Primária à Saúde que temos atualmente queremos mostrar a melhor forma do nutricionista atuar, enfocar sua inserção como profissional nutricionista dentro da APS. Temos esse projeto, que é voltado para as gestantes na área do pré-natal, mas a ideia é pensar esse projeto para outros segmentos, como idosos e crianças. Queremos que todos os profissionais inseridos na Atenção Básica falem a mesma linguagem de nutrição, mesmo não sendo nutricionista, que possam falar de forma interdisciplinar da nutrição, que permeia todos os campos do saber”, justificou Beatriz.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons