sábado, 28 de abril de 2012

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho

                                                                          O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho será lembrado com uma manifestação, dia 28 de abril, em Curitiba. O chefe do escritório da Fundacentro no Paraná, Adir de Souza  lembra que essa triste data serve como reflexão para a geração de políticas efetivas de segurança no trabalho.


O chefe do escritório paranaense da Fundacentro-Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego), Adir de Souza destaca que os números são expressivos em nosso estado. Segundo estudos estatísticos divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 2010, o Paraná registrou 5.488
acidentes de trabalho com óbitos nos últimos 20 anos.


No levantamento da Previdência Social no Paraná em 2010 foram concedidos 22.301 benefícios relativos a auxilio-doença por acidente de trabalho. Desse total, 837 foram aposentados por invalidez. Até o mês de junho de 2011 foram concedidos 11.540 benefícios, que resultaram em 493 aposentadorias.


Estima-se que o Paraná gasta, à cada ano, cerca de R$ 2 bilhões, em razão de acidentes do trabalho e de doenças relacionadas. Em 2011 o Estado esteve entre os quatro com maior número de ocorrências, totalizando mais de 30 mil casos em 2010, com mais de 200 mortos.


A média de acidentes de trabalho verificada no Paraná é quase duas vezes maior que a média nacional. No Brasil ocorrem a cada ano 10,57 acidentes do trabalho para cada grupo de mil vínculos empregatícios. No Paraná, são 20,13 acidentes anuais para cada mil vínculos. A mortalidade chega a quase 14 casos anuais para cada grupo de mil trabalhadores formais. A mortalidade nacional é 10 casos para cada grupo de mil.


A Organização Internacional do Trabalho (OIT) diz que os dados oficiais dos acidentes do trabalho representam apenas 4% do total de casos. Aplicado o cálculo da OIT, o Paraná teria cerca de 5 mil mortes por acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho no ano de 2010.


O chefe da Fundacentro destaca ainda um levantamento da Secretaria Estadual de Saúde apontando que o Paraná registra em média um acidente de trabalho a cada 15 minutos e aproximadamente uma morte por dia.
“Por isso ao fazermos essa manifestação no dia 28 de abril, muito mais do que lembrar dessas tristes mortes, queremos despertar a atenção da população, empresários e poder público para a criação de políticas efetivas de prevenção de acidentes no trabalho”, diz Adir de Souza.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons