quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ceensp debate políticas de combate ao crack





                                                               Um dos Centros de Estudos da ENSP mais concorridos de 2011 foi sobre os subsídios para uma nova política de drogas para o país, debatendo a relação entre o consumo de crack e a saúde publica. Agora, em 2012, o tema volta a ser pauta do Ceensp Tendências da política de combate ao crack: para onde vamos? do dia 2 de maio, às 14 horas, no salão internacional da Escola. Os expositores convidados são a secretária adjunta de Saúde de São Bernardo do Campo, Lumena Furtado, o pesquisador da ONG Psicotropicus Luiz Paulo Guanabara e o jornalista e autor do livro O fim da guerra, Denis Russo Burgierman. O Centro de Estudos é aberto a todos os interessados e será transmitido pela internet através do endereço www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos.

O evento será coordenado pelo responsável pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/ENSP/Fiocruz) e pesquisador da Escola, Paulo Amarante.

Na comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental de 2011, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçou a necessidade de investimentos em serviços de prevenção e tratamento de doenças mentais e neurológicas e de distúrbios associados ao uso de drogas e outras substâncias. O aviso da organização vai ao encontro ao alerta de Paulo Amarante, também presidente Nacional da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), que apontou um retrocesso no financiamento e a preocupação com um tema que deve ser inserido com urgência no campo da saúde mental: o crack.

Crack

O crack é uma droga que gera um nível alto de dependência, embora a reversão do quadro seja possível por meio de uma série de ações intersetoriais que tratem o consumo como uma consequência e não como a causa do problema. A droga é considerada, atualmente, um grande problema de saúde pública no país. Por essa ótica, três especialistas abordarão os conceitos fundamentais para a criação de uma nova política contra as drogas para o país.

Centro de Estudos da ENSP

O Centro de Estudos da ENSP (Ceensp) é um espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, que vêm à Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os diversos temas da saúde pública. Seu objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade de saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia.

Em 2012 já foram três os Ceensp realizados na Escola. O primeiro debateu a importância dos avanços científicos recentes na questão das mudanças climáticas globais, com exposição do professor da USP Paulo Eduardo Artaxo; a segunda atividade abordou a saúde do bebê, desde sua concepção até 1 ano de vida, tendo como palestrante convidado o médico e pesquisador Michel Odent; e a terceira sessão foi sobre o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012), com o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Aurélio Pinto, e o coordenador geral de Monitoramento e Avaliação do MS, Afonso Teixeira dos Reis.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons